Periodontologia

Medicina Dentária

Sobre

Periodontologia

A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que estuda, diagnostica e intervém nas patologias que afetam os tecidos de suporte dos dentes: o osso, a gengiva e o ligamento periodontal (fibras que unem o dente ao osso).

As doenças periodontais estão associadas à acumulação de bactérias na superfície dos dentes e no sulco gengival e dividem-se em dois grandes grupos: as gengivites e as periodontites.

Nas gengivites, há uma inflamação superficial da gengiva, sendo facilmente tratadas, com recuperação total dos tecidos.

Nas periodontites, há uma destruição das estruturas mais profundas, com reabsorção do osso, e se não tratadas, podem levar, mesmo, à perda dos dentes.

Alguns dos sinais e sintomas que permitem prognosticar a doença periodontal

– Sangramento das gengivas ou vermelhidão ou aumento das gengivas,

– Pus nas gengivas,

– Mau hálito ou mau paladar na boca,

– Aumento da sensibilidade dos dentes ao frio,

– Mobilidade nos dentes ou afastamento entre os mesmos,

– Retração e descolamento gengival…

Tratamentos que pode fazer no caso de ter problemas periodontais?

O tratamento passa pela eliminação das bactérias, responsáveis pela destruição do osso e da gengiva. Nas gengivites, é suficiente uma melhoria da higiene oral pelo paciente e um tratamento de profilaxia, rápido e fácil. Nas periodontites, o tratamento desenrola-se em várias fases:

– Primeiramente, realiza-se um estudo periodontal clínico e radiológico onde se faz um diagnóstico e traça-se um plano de ação.

– Seguidamente, realiza-se, numa primeira fase do tratamento, a remoção da placa bacteriana e da bolsa periodontal, que se designa por raspagem e alisamento radicular.

– Nas bolsas de maior profundidade, pode ser necessário recorrer a cirurgia periodontal corretiva – cirurgia periodontal ressectiva.

Uma vez controlada a doença, deve agendar revisões periódicas para evitar que a doença progrida novamente.

Outro tipo de tratamentos periodontais...

O nosso plano de atuação não é só nas gengivites e periodontites, mas também no tratamento regenerativo e mucogengival.

Conseguimos nestes casos aumento de gengiva aderida e no recobrimento radicular de alguns dentes que, devido a diversos fatores (como escovagem agressiva, inserção do freio labial, inflamação recorrente produzida pela placa bacteriana, má posição dentária, recessão gengival…), a gengiva retrai, expondo a raiz do dente, provocando, assim, sensibilidade dentária e desconforto em contacto com alimentos frios.

A cirurgia de recobrimento radicular permite que o paciente reduza a sensibilidade e restabeleça a saúde gengival. Para isso, é realizado um enxerto gengival, na área afetada, que irá recobrir a raiz exposta.

Consulta

Marque a sua consulta

conheça

Outras Especialidades

Saúde Oral em Idosos

Endodontia

Terapia da Fala

Fisioterapia e Osteopatia

Branqueamento

DTM – Disfunção Temporo-Mandibular