OFM – Ortopedia funcional dos maxilares

Medicina Dentária

Sobre

OFM – Ortopedia funcional dos maxilares

É a especialidade da Medicina Dentária que diagnostica, previne, controla e trata os problemas de crescimento e desenvolvimento que afetam as arcadas dentárias e as suas bases ósseas. Quer através de procedimentos preventivos (instruções mastigatórias, respiratórias ,deglutição etc) , quer através de procedimentos intercetivos ( desgastes seletivos, colocação de pistas diretas e uso de aparelhos ortopédicos), a OFM tem como objetivo a remoção de interferências indesejáveis durante o crescimento e o desenvolvimento das estruturas faciais. Ou seja, ao corrigir a forma das arcadas dentárias e das estruturas que as rodeiam, estamos a melhorar a função das mesmas. Uma criança que mastigue, respire e degluta de forma correta terá um crescimento e um desenvolvimento muito mais harmonioso.

Esta especialidade surgiu para colmatar as limitações que a Ortodontia fixa ou removível apresenta, nomeadamente no tratamento de crianças pequenas (3 a 12 anos).

Os aparelhos ortopédicos funcionais estimulam a musculatura, induzindo a remodelação óssea, normalizando a oclusão dentária (engrenagem dos dentes), consequentemente corrigindo as funções mastigatória, deglutição e respiratória.
Por outro lado, os aparelhos ortodônticos fixos diferem totalmente dos ortopédicos no seu mecanismo de ação, porque atuam diretamente nos dentes.

Embora se recomende o uso de aparelhos ortopédicos apenas a partir dos cinco anos de idade, há muito trabalho de prevenção, educacional e de tratamento que deve ser feito antes, no sentido de evitar problemas futuros.

A OFM também pode ser muito útil no alívio e, em alguns casos, na cura de desordens da articulação temporo-mandibular (vide DTM).

Na Ortocelos é feito um trabalho conjunto da médica dentista ortopedista funcional, com a terapeuta da fala (vide terapia da fala) e com a fisioterapeuta (vide fisioterapia). Este trabalho visa uma atuação mais ampla e mais eficaz nos problemas de crescimento e desenvolvimento, porque a boca faz parte de um todo e é esse todo que deve ser avaliado e tratado.

Consulta

Marque a sua consulta

conheça

Outras Especialidades

Saúde Oral em Idosos

Endodontia

Terapia da Fala

Fisioterapia e Osteopatia

Branqueamento

DTM – Disfunção Temporo-Mandibular