Estética dentária

Medicina Dentária

Sobre

Estética dentária

A estética dentária é uma especialidade da medicina dentária que visa harmonizar o sorriso usando materiais cerâmicos, simples e não invasivos.

Esta área permite restabelecer um sorriso saudável e harmonioso proporcionando uma maior autoestima do paciente. Assim sendo temos vários tratamentos para lhe proporcionar um sorriso perfeito:

Facetas

São em cerâmica e têm como objectivo recobrir os dentes com uma fina capa deste material cerâmico que é colada aos dentes. Este tipo de tratamento é indicado quando o paciente apresenta pigmentação, fracturas, restaurações muito extensas ou muito antigas.

As facetes não são invasivas pois exigem apenas um pequeno desgaste do esmalte dentário e, após serem elaboradas em laboratório, são coladas ao dente.

Lentes

São capas feitas em cerâmica com a particularidade de serem finíssimas, estéticas e assim coma as facetas também permitem corrigir dentes escurecidos, desgastados, partidos, desalinhados e espaçados.

Para a elaboração das lentes de contacto e das facetas são necessárias algumas consultas. Na primeira é feito um plano de tratamento detalhado (com avaliação da cor, da forma, da posição dentária e a sua relação com a face do paciente).

A partir daí é preparado um “mockup” eu permitirá ao paciente ver antecipadamente o resultado final. Este “mockup” é feito com uma resina bisacrílica e é colocado sobre os dentes naturais.

Qual a diferença entre faceta dentária e lente de contacto dentária?

A principal diferença entre faceta dentária e de lente de contacto é a espessura. Ou seja, se a capa tiver até 0,2mm (mais fina que uma unha) é considerada lente de contacto dentária, com mais do que isso é considerada faceta dentária.

Todavia, o desgaste dos dentes também é distinguido nestas duas técnicas. Para a faceta dentária é necessário algum desgaste, mas para a lente, normalmente não é necessário desgaste, pois é extrafina e costuma ser fabricada com dissilicato de lítio, um material ainda mais resistente do que a porcelana e que por esse motivo, pode ser trabalhado em espessuras extremamente finas.

As duas técnicas, facetas e lentes dentárias, corrigem discrepâncias como um dente maior do que o outro, dentes escurecidos e fecho de espaços entre os dentes.

Consulta

Marque a sua consulta

conheça

Outras Especialidades

Saúde Oral em Idosos

Endodontia

Terapia da Fala

Fisioterapia e Osteopatia

Branqueamento

DTM – Disfunção Temporo-Mandibular