Patologia Oral

Medicina Dentária

Sobre

Patologia Oral

A Patologia Oral é a área da Medicina Dentária que estuda específica e detalhadamente as doenças que afetam a região oral e maxilofacial (EAOM).

Grande parte das doenças que afetam o nosso organismo manifestam-se na boca, sendo este o primeiro local de manifestação da doença, muitas vezes. Uma atitude atenta e preventiva – com autoexame da cavidade oral e visitas regulares ao médico dentista é importante no diagnóstico precoce.

O cancro oral, que aqui se enquadra, é o 8º mais comum no mundo, atinguindo mais os indivíduos do sexo masculino. Tem como principais fatores de risco o sexo, o consumo de tabaco e álcool, a má higiene oral e a presença de próteses mal adaptadas na boca (por exemplo, próteses que “abanam” ou se deslocam na boca durante a mastigação ou a fala). Em fases iniciais, o cancro oral não dá sintomas na maior parte das vezes, pelo que se torna fundamental a visita regular ao médico dentista e o auto-exame da cavidade oral.

O cancro oral tem uma alta taxa de mortalidade. Quanto mais cedo for detetado (senão mesmo evitado), melhor o prognóstico.

Consulta

Marque a sua consulta

conheça

Outras Especialidades

Saúde Oral em Idosos

Endodontia

Terapia da Fala

Fisioterapia e Osteopatia

Branqueamento

DTM – Disfunção Temporo-Mandibular