Odontopediatria

Medicina Dentária

Sobre

Odontopediatria

É a área da medicina dentária direcionada às crianças. A Odontopediatria é fundamental na prevenção e intersecção de problemas estruturais e de desenvolvimento, desde o aparecimento do primeiro dente até as arcadas estarem completas.

É essencial que a criança seja incentivada a fazer uma escovagem, pelo menos duas vezes ao dia, com uma pasta contendo flúor, sempre com a supervisão de um adulto. Alguns destes problemas, quando detectados mais tardiamente, acabam por ser de difícil e até traumática resolução.

Saúde Oral na Criança​

Na criança devem ser realizadas as primeiras consultas desde que os primeiros dentes erupcionam, proporcionando assim um acompanhamento precoce. Idealmente, quando existe uma boa saúde oral, a criança deve ser observada a cada seis meses. Em situações de elevado risco de cárie, esta periodicidade deve ser reduzida para intervalos de três meses. (vide Odontopediatria)

As crianças devem ser instruídas a ter uma boa higiene oral e a escovagem os dentes várias vezes ao dia:

– 0-3 Anos: escovagem realizada pelos pais a partir da erupção do primeiro dente, 2x/dia (uma obrigatoriamente ao deitar), utilizando uma gaze, dedeira ou escova macia de tamanho adequado.

– 3-6 Anos: escovagem realizada progressivamente pela criança, devidamente supervisionada e auxiliada pelos pais, 2x/dia (uma das quais obrigatoriamente ao deitar), utilizando uma escova macia de tamanho adequado. A quantidade de dentífrico fluoretado (1000-1500 ppm) deverá ser semelhante ao tamanho da unha do 5º dedo da criança.

– 6 Anos: escovagem realizada pela criança, devidamente supervisionada e auxiliada pelos pais, caso não possua destreza manual suficiente, 2x/dia (uma das quais obrigatoriamente ao deitar), utilizando uma escova macia. A quantidade de dentífrico fluoretado (1000-1500 ppm) deverá ser do tamanho de uma pequena ervilha.

Procedimentos utilizados

– Instruções e incentivo de escovagem e higiene oral;

– Remoção da placa bacteriana e tártaro através da limpeza mecânica com ultrassom e jato de bicarbonato;

– Aplicação de flúor;

– Selamento de fissuras (selantes);

– Tratamentos curativos, quando a cárie já está instalada.

Consulta

Marque a sua consulta

conheça

Outras Especialidades

Saúde Oral em Idosos

Endodontia

Terapia da Fala

Fisioterapia e Osteopatia

Branqueamento

DTM – Disfunção Temporo-Mandibular