Periodontologia
Medicina Dentária
Sobre
Periodontologia
A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que estuda, diagnostica e intervém nas patologias que afetam os tecidos de suporte dos dentes: o osso, a gengiva e o ligamento periodontal (fibras que unem o dente ao osso).
As doenças periodontais estão associadas à acumulação de bactérias na superfície dos dentes e no sulco gengival e dividem-se em dois grandes grupos: as gengivites e as periodontites.
Nas gengivites, há uma inflamação superficial da gengiva, sendo facilmente tratadas, com recuperação total dos tecidos.
Nas periodontites, há uma destruição das estruturas mais profundas, com reabsorção do osso, e se não tratadas, podem levar, mesmo, à perda dos dentes.
Alguns dos sinais e sintomas que permitem prognosticar a doença periodontal
– Sangramento das gengivas ou vermelhidão ou aumento das gengivas,
– Pus nas gengivas,
– Mau hálito ou mau paladar na boca,
– Aumento da sensibilidade dos dentes ao frio,
– Mobilidade nos dentes ou afastamento entre os mesmos,
– Retração e descolamento gengival…
Tratamentos que pode fazer no caso de ter problemas periodontais?
O tratamento passa pela eliminação das bactérias, responsáveis pela destruição do osso e da gengiva. Nas gengivites, é suficiente uma melhoria da higiene oral pelo paciente e um tratamento de profilaxia, rápido e fácil. Nas periodontites, o tratamento desenrola-se em várias fases:
– Primeiramente, realiza-se um estudo periodontal clínico e radiológico onde se faz um diagnóstico e traça-se um plano de ação.
– Seguidamente, realiza-se, numa primeira fase do tratamento, a remoção da placa bacteriana e da bolsa periodontal, que se designa por raspagem e alisamento radicular.
– Nas bolsas de maior profundidade, pode ser necessário recorrer a cirurgia periodontal corretiva – cirurgia periodontal ressectiva.
Uma vez controlada a doença, deve agendar revisões periódicas para evitar que a doença progrida novamente.
Outro tipo de tratamentos periodontais...
O nosso plano de atuação não é só nas gengivites e periodontites, mas também no tratamento regenerativo e mucogengival.
Conseguimos nestes casos aumento de gengiva aderida e no recobrimento radicular de alguns dentes que, devido a diversos fatores (como escovagem agressiva, inserção do freio labial, inflamação recorrente produzida pela placa bacteriana, má posição dentária, recessão gengival…), a gengiva retrai, expondo a raiz do dente, provocando, assim, sensibilidade dentária e desconforto em contacto com alimentos frios.
A cirurgia de recobrimento radicular permite que o paciente reduza a sensibilidade e restabeleça a saúde gengival. Para isso, é realizado um enxerto gengival, na área afetada, que irá recobrir a raiz exposta.