Odontopediatria
Medicina Dentária
Sobre
Odontopediatria
É a área da medicina dentária direcionada às crianças. A Odontopediatria é fundamental na prevenção e intersecção de problemas estruturais e de desenvolvimento, desde o aparecimento do primeiro dente até as arcadas estarem completas.
É essencial que a criança seja incentivada a fazer uma escovagem, pelo menos duas vezes ao dia, com uma pasta contendo flúor, sempre com a supervisão de um adulto. Alguns destes problemas, quando detectados mais tardiamente, acabam por ser de difícil e até traumática resolução.
Saúde Oral na Criança
Na criança devem ser realizadas as primeiras consultas desde que os primeiros dentes erupcionam, proporcionando assim um acompanhamento precoce. Idealmente, quando existe uma boa saúde oral, a criança deve ser observada a cada seis meses. Em situações de elevado risco de cárie, esta periodicidade deve ser reduzida para intervalos de três meses. (vide Odontopediatria)
As crianças devem ser instruídas a ter uma boa higiene oral e a escovagem os dentes várias vezes ao dia:
– 0-3 Anos: escovagem realizada pelos pais a partir da erupção do primeiro dente, 2x/dia (uma obrigatoriamente ao deitar), utilizando uma gaze, dedeira ou escova macia de tamanho adequado.
– 3-6 Anos: escovagem realizada progressivamente pela criança, devidamente supervisionada e auxiliada pelos pais, 2x/dia (uma das quais obrigatoriamente ao deitar), utilizando uma escova macia de tamanho adequado. A quantidade de dentífrico fluoretado (1000-1500 ppm) deverá ser semelhante ao tamanho da unha do 5º dedo da criança.
– 6 Anos: escovagem realizada pela criança, devidamente supervisionada e auxiliada pelos pais, caso não possua destreza manual suficiente, 2x/dia (uma das quais obrigatoriamente ao deitar), utilizando uma escova macia. A quantidade de dentífrico fluoretado (1000-1500 ppm) deverá ser do tamanho de uma pequena ervilha.
Procedimentos utilizados
– Instruções e incentivo de escovagem e higiene oral;
– Remoção da placa bacteriana e tártaro através da limpeza mecânica com ultrassom e jato de bicarbonato;
– Aplicação de flúor;
– Selamento de fissuras (selantes);
– Tratamentos curativos, quando a cárie já está instalada.