Ortodontia

Medicina Dentária

Sobre

Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária que visa o alinhamento dentário e uma correta intercuspidação, ou seja, uma articulação normal entre os dentes superiores e inferiores (arcadas dentárias).

Esta especialidade estuda, previne e trata problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, da arcada dentária e da mordida, isto é, disfunção oro-facial.

Uma correcta adaptação das arcadas dentárias permite uma melhor respiração, dicção, previne ainda distúrbios nas articulações temporomandibulares, aparecimento de cáries, gengivite e problemas periodontais.
Para além de tudo isto, proporciona uma estética agradável, melhorando a autoestima, promovendo até, em alguns casos, uma melhor inclusão social.

A altura mais propícia para a primeira consulta de Ortodontia coincide com o início da mudança da dentição. É o momento ideal onde se pode detectar diversos problemas que são mais fáceis de tratar numa fase precoce (por exemplo: mordida cruzada, mordida aberta, deglutição infantil, etc) do que quando são descobertos mais tardiamente.

A Ortodontia pode ser dividida em Ortodontia Fixa (com brackets convencionais ou autoligados colados aos dentes) e Ortodontia Removível (com o uso de aparelhos removíveis) e ainda Ortodontia com Alinhadores “Invisiveis”. No adulto, quando as bases ósseas estão muito discrepantes, poder-se-á a cirurgia ortognática. Na criança em crescimento estas discrepâncias podem ser tratadas com aparelhos fixos e em alguns casos com aparelhos removíveis ortopédicos funcionais (vide ortopedia funcional dos maxilares).

Aparelhos Autoligados

Os brackets autoligados são cada vez mais utilizados no tratamento ortodôntico devido às suas vantagens na movimentação dentária. Na consulta, a conjugação do uso destes brackets com arcos de alta tecnologia é uma das grandes conquistas dos tratamentos atuais, pois proporcionam um melhor movimento dos dentes e causam menos desconforto para o paciente.

Este sistema proporciona uma menor força e menor atrito do que o sistema convencional. Assim sendo, como a força aplicada neste sistema é menor, resulta numa melhor resposta dos tecidos e uma movimentação dentária mais rápida. Todavia, os avanços tecnológicos e a formação do ortodontista são o par perfeito para este sistema ter resultados impecáveis.

Principais vantagens do aparelho autoligável em comparação com o aparelho convencional:

– O aparelho convencional perde o seu efeito após alguns dias de uso, pois as “borrachinhas” (elásticos que se colocam em volta dos brackets) perdem a sua força ao fim de algum tempo. Por sua vez, o aparelho autoligável fica ativo por muito mais tempo, pois o arco é ligado diretamente aos brackets;

– Redução do tempo de tratamento;

– Maior higiene, pois a placa bacteriana não se acumula tanto,

– Mais conforto para o paciente, pois o atrito é menor;

– Intervalo entre manutenções maior.

Alinhadores Invisíveis

Atualmente, os tratamentos ortodônticos estão cada vez mais evoluídos e ao mesmo tempo mais discretos, confortáveis não interferindo no estilo de vida das pessoas.

Assim sendo, os alinhadores invisíveis é um sistema estético de elevada qualidade e são a melhor opção para casos ortodônticos mais simples e em que os pacientes não querem usar ortodontia fixa.

Consulta

Marque a sua consulta

conheça

Outras Especialidades

Saúde Oral em Idosos

Endodontia

Terapia da Fala

Fisioterapia e Osteopatia

Branqueamento

DTM – Disfunção Temporo-Mandibular