Outras especialidades


ONCOLOGIA E CIRURGIA GERAL


Diagnóstico e tratamento de cancro e outras patologias.

PEDIATRIA


Diagnóstico e tratamento das doenças nas crianças.



PSICOLOGIA


Diagnóstico e acompanhamento de perturbações psicológicas na criança e no adulto.



A Psicoterapia Centrada na Pessoa procura ajudar através de uma relação pessoal única:
Uma relação de ajuda em que cada pessoa é respeitada, ouvida e apoiada no sentido de melhor se conhecer, melhor se aceitar e melhor se adaptar ao seu próprio mundo.
Uma relação única que se estabelece entre dois humanos e que procura ajudar quem busca, a encontrar todo o seu potencial e as suas forças internas para melhorar a sua própria vida e encontrar a Harmonia.
Uma relação de confiança e segurança onde pode encontrar o seu caminho.

A Psicologia Clínica é o ramo de actuação da psicologia que compreende a avaliação, diagnóstico e tratamento de doenças e perturbações mentais. O psicólogo clínico como profissional da saúde encontra-se habilitado a realizar intervenções em diversas áreas:
Saúde mental da criança, do adulto e da terceira idade, problemas de aprendizagem, distúrbios emocionais, abuso e dependência (substâncias ou comportamentos aditivos), avaliação de capacidades e preferências (capacidade intelectual, memória, aptidão, orientação vocacional, psicometria entre outros) bem como o planeamento e implementação de diversas intervenções psicológicas de forma a actuar sobre as problemáticas e perturbações identificadas.

DERMATOLOGIA


É a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano- a pele. A especialidade engloba também as doenças que podem surgir nos anexos cutâneos, como cabelos e unhas, bem como mucosas e genitais.

Actualmente a Dermatologia aplica-se também à cosmiatria, ou seja, à preservação da beleza (área da cosmetologia).

ENDOCRINOLOGIA


É a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das desordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas. As principais áreas de actuação do especialista são o tratamento da obesidade mórbida, desordens das glândulas hipófise e tiróide, alterações do ciclo menstrual, acompanhamento de pacientes diabéticos etc.

FISIOTERAPIA




A fisioterapia em conjunto com a terapia manual, a terapia sacro-craniana e o taping miofascial ajuda na resolução de diversos problemas de saúde, de entre os quais salientamos:

• Disfunção da ATM;
• Bruxismo - Ranger dos dentes;
• Dores de cabeça/ Enxaquecas;
• Tonturas;
• Zumbidos nos ouvidos;
• Patologias neurológicas;
• Dores na coluna;
• Dores musculares;
• Redução de cicatrizes;
• Prisão de Ventre;
• Estrabismo;
• Sinusite;
• Azia;
• Má digestão;
• Recuperação de lesões;
• Tendinites;
• Edemas nos membros;
• Problemas respiratórios;
• Distúrbios de sono;
• Recuperação após cirurgias;
• Recuperação após AVC;
• Recuperação após cancro da mama;
• Entre outros.

HIPNOTERAPIA (HIPNOSE CLÍNICA)


Cada vez mais estamos cercados por muitas agressões e exigências da vida actual, o que leva, em muitos casos, a baixa autoestima, ansiedade e outras perturbações psicológicas. A hipnose ajuda a aliviar os sintomas e traz serenidade. Na medicina dentária ajuda a atenuar a ansiedade e o medo que as consultas desta especialidade provocam.



Estamos cercados de perigos reais e sobrecarregados com as exigências da vida actual. As preocupações profissionais invadem e destroem os momentos de lazer e de intimidade com a família. Vivemos preparados para "lutar ou fugir", o que resulta numa hiperactividade crónica do sistema nervoso autónomo simpático
e em efeitos nocivos do organismo. O sofrimento psicológico pode ser tanto ou mais intenso e incapacitante que a dor física.

Nos dias de hoje há muita gente com baixa autoestima, que se traduz na pratica por insegurança, inadequação, procura de perfeccionismo, dúvidas constantes, incerteza do que se é, sentimento vago de não ser capaz de realizar aquilo a que se propõe, depressão, necessidade de agradar e de receber aprovação
e reconhecimento. A hipnose ajuda a aliviar os sintomas e traz serenidade, ao capacitar as pessoas a respostas mais saudáveis aos estímulos do meio, à sua própria história pessoal e às suas emoções.

O estado hipnoidal é um estado modificado de consciência, caracterizado por um enorme relaxamento
e bem-estar com o aparecimento espontâneo ou sugerido de vários fenómenos psíquicos modulados
pela percepção, memória, processamento das informações, comportamento e crenças de cada um.

NUTRIÇÃO


Com base na avaliação clínica e nos hábitos pessoais, é possível definir-se um plano alimentar equilibrado
e personalizado e atingir o peso ideal sem sacrifícios assim como prevenir inúmeras doenças.



Componentes da consulta:
• Pesagem e medição;
• Impedância bio-eléctrica;
• Estudo de hábitos alimentares;
• Análise de dados bioquímicos;
• Acompanhamento pessoal, via e-mail e/ou telefonicamente.

TESTES DE INTOLERÂNCIA ALIMENTAR - WELLNUTRI


A intolerância alimentar é uma condição silenciosa, visto que os seus sintomas são diferentes dos da alergia alimentar: não se manifestam imediatamente após a ingestão dos alimentos, podendo demorar várias horas e até dias a manifestar-se. Com um teste simples e indolor, é possível saber quais são os alimentos que deve evitar para melhorar a sua alimentação.



O teste realizado pela Wellnutri pretende identificar os grupos de alimentos aos quais somos Intolerantes, permitindo assim eliminá-los da nossa alimentação e, consequentemente, evitar o aparecimento de problemas de saúde. A tecnologia de bioressonância mede a intolerância a mais de 500 alimentos diferentes. O teste é realizado por técnicos credenciados e em 30 minutos é comunicado o resultado.

PODOLOGIA


É a ciência da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata as patologias que podem surgir a nível dos pés.



MEDICINA ORTOMOLECULAR


É um ramo médico alternativo que se centra na reabilitação celular, ou seja, no restabelecimento do equilíbrio químico do organismo. O objectivo é conseguido através do uso de substâncias e elementos naturais, como vitaminas, minerais, oligoelementos, aminoácidos, probióticos e coenzimas.

É um método terapêutico e, sobretudo, preventivo. Promove o equilíbrio orgânico através da reabilitação celular com base no uso de substâncias, principalmente nutricionais. Chama-se Medicina Ortomolecular e pode melhorar o seu estado de saúde, actuando antes da doença surgir, mas também quando ela já se encontra instalada. Está a ganhar terreno num contexto de adopção de estilos de vida cada vez mais saudáveis seguidos por pessoas conscientes de que a sua saúde, presente e futura, está nas suas próprias mãos.

A Medicina Ortomolecular ou Nutrição Ortomolecular é um ramo médico alternativo que se centra na reabilitação celular, ou seja, restabelecimento do equilíbrio químico do organismo. O objectivo é conseguido através do uso de substâncias e elementos naturais, tais como vitaminas, minerais oligoelementos, aminoácidos, probióticos e coenzinas, os quais vão permitir um reequilíbrio bioquímico, neutralizando
os efeitos tóxicos e melhorando a qualidade de vida das pessoas. A eficácia deste ramo da Medicina tem
vindo a ser corroborada desde 2005 por estudos científicos internacionais que avaliam o impacto da toma
de suplementos nutricionais no estado geral de saúde das pessoas.

HOMEOPATIA


A Homeopatia activa a capacidade curativa do organismo. Este é um método terapêutico que se baseia
em administrar pequenas doses de substâncias Homeopáticas. Visam alcançar, aos poucos, a melhoria
ou a cura das doenças.



A homeopatia foi introduzida na Índia por volta de 1835 pelo Dr. John Honigberger, que curou o Rei do Punjab. O Rei ficou tão satisfeito com o tratamento que o nomeou responsável por um hospital do governo onde trabalhavam médicos em Ayurvédica e Unani. Assim, a homeopatia ganhou reconhecimento oficial.

Apesar desta técnica ser utilizada desde os tempos de Hipócrates, foi Samuel Hahnemann quem, em finais
do século XVIII, determinou qual a forma de preparar e administrar a Homeopatia.

A Homeopatia activa a capacidade curativa do organismo. Este é um método terapêutico que se baseia
em administrar pequenas dose de substâncias Homeopáticas. Em grandes dosagens, estas produzem efeitos semelhantes aos da doença que está a ser tratada para activar as defesas do nosso próprio organismo e alcançar, aos poucos, a melhoria ou a cura das doenças. Em Portugal, a Homeopatia é reconhecida legalmente como uma terapêutica não convencional juntamente com a Acupunctura, a Osteopatia, a Naturopatia, a Fitoterapia e a Quiroprática, Ayurveda, desde 2003 (decreto de lei 45/2003).

Podem ser tomados juntamente com outros medicamentos?
Sim, a Homeopatia actua em níveis terapêuticos distintos e é compatível com a medicina Alopática. Para além disso, a Homeopatia pode ser utilizada para tratar crianças. Este tipo de medicação é inofensiva em todas as idades e não tem efeitos secundários. Apesar das doses pequenas deste tipo de homeopático,
é aconselhável evitar a automedicação e sempre deve ser feito com aconselhamento de um profissional.

Em que casos é que a Homeopatia é eficaz?
Nos casos de origem psicossomática, a homeopatia também exerce um papel muito importante. Da mesma forma, no caso de infecções - quando ocorrem recaídas constantes e o sistema imunológico do paciente
ficou enfraquecido, devido ao uso frequente e indiscriminado de antibióticos - a homeopatia tem-se mostrado
de grande utilidade. Em diversas dessas áreas, os médicos alopatas aceitam a contribuição de homeopatia
e até encaminham os seus pacientes aos homeopatas.

Trata todo o tipo de doenças?
Tem demonstrado resultados benéficos sobretudo em doenças com uma componente psicossomática, que
por sua vez podem estar na origem de outros transtornos emocionais espirituais e em idosos. E em caso de:

• Ansiedade, angústia, stress, depressão, insónias;
• Cansaço, anemia, falta de energia;
• Cefaleias, enxaquecas;
• Dificuldades respiratórias;
• Problemas no aparelho digestivo: gastrites, úlceras, diarreias, prisão de ventre;
• Problemas ginecológicos: menstruações dolorosas, síndrome pré-menstrual, menopausa;
• Eczemas, urticárias, alergias solares, acne, furúnculos de repetição, herpes simples e zóster,
psoriase, verrugas...
• Dores em geral.

TERAPIA DA FALA


A Terapêutica da Fala, ou Terapia da Fala, como meio de intervenção específico para a Comunicação, Linguagem, Fala e Deglutição, surgiu nos Estados Unidos da América (EUA), para reabilitação dos soldados de duas guerras dos EUA (II Guerra Mundial e Vietname). Era uma terapia virada para a recuperação de capacidades perdidas em utentes adultos e virada essencialmente para a recuperação da Fala.

Atualmente, o campo de atuação de um Terapeuta da Fala (TF) é substancialmente mais alargado, abrangendo todas as alterações de Linguagem, de Comunicação e de Interação de utentes de todas as idades e ainda alterações na Deglutição ou associadas. Esse alargamento fez com que o quadro dos utentes atendidos divergisse para outras áreas. Apesar de haver constante evolução no campo da reabilitação, o Terapeuta da Fala foi chamado para integrar equipas ligadas à reeducação de crianças com problemas de Comunicação, de Linguagem e de Fala. Por outro lado, a própria área da Fala foi subdividida, havendo profissionais que se especializam no trabalho de Articulação, de Voz ou de Débito Vocal, de acordo com os departamentos em que estão integrados. Encontramos, atualmente, TF's em Equipas de Intervenção Precoce, nas Equipas da Área Educativa de crianças e jovens, nomeadamente nos Núcleos de Surdos ou nas Unidades de Apoio à Multideficiência, nas Equipas de Reabilitação para crianças e/ou adultos e áreas específicas, como a Otorrinolaringologia (problemas de audição, de voz, …), a Ortodontia, a Pediatria, a Psiquiatria, a Cirurgia Plástica reconstrutiva dos órgãos envolvidos na produção de Fala ou a Neurologia, em centros de apoio à população júnior e sénior ou ainda em unidades de Cuidados Continuados.

PDF's


• Fisioterapia | Avaliação de Cicatrizes